C4AI Anuncio Mesa Redonda 19 maio 2022

C4AI – Mesa Redonda C4AI – AI em Foco: Sobre o tema – “Discriminação Algorítmica: o Papel da Diversidade e Inclusão em IA”

Data: 19 de Maio de 2022 – 16h (BRT-Brazil Time). Evento apresentado em Português.
Promovido pelo C4AI – Grupo Humanidades (AI Humanity): https://c4ai.inova.usp.br/

Evento OnLine, Aberto e Gratuito com transmissão pela Internet no Youtube: “Set Reminder”

Adicione na sua agenda (google calendar):

Tema: “Discriminação Algorítmica: o papel da Diversidade e Inclusão em IA” – Mesa redonda oferecida pelo Comitê de Inclusão e Diversidade (CID) do Center for Artificial Intelligence – C4AI. O CID tem como objetivo o aumento da diversidade na área de IA, assim como promover a inclusão por meio de programas integrados que envolvem acolhimento e amplo debate sobre os temas caros à inclusão e à diversidade. O evento oferece um espaço de discussão sobre diversidade e discriminação algorítmica a respeito da composição dos times e o respectivo impacto no desenvolvimento de IA nas empresas, quais tecnologias têm potencial para causar discriminação, e como e por quem são utilizadas essas tecnologias, e quais são os grupos mais afetados por elas. O debate será composto por Andreza Rocha, CEO & Founder Afroya Tech Hub e Tarcízio Silva, pesquisador atualmente Tech + Society Fellow na Fundação Mozilla. Será mediado pelo Prof. Valdinei Freire (EACH-USP) junto à pesquisadora Laura Simões Camargo (FFLCH-USP) ambos integrantes do CID-C4AI.

Participantes da Mesa:
Andreza Rocha: É Head de Operações e Diversidade da BrazilJS, Fundadora e Diretora Executiva do Afroya Tech Hub. Ativista e aliada pela diversidade, equidade e inclusão de minorias subrepresentadas no ecossistema de TI e Inovação. Acredita na transformação social através da tecnologia.
Tarcízio Silva: Pesquisador, atualmente Tech + Society Fellow na Fundação Mozilla, realizando projetos sobre tecnologias e direitos digitais em parceria com a Ação Educativa. Mestre em Comunicação (UFBA) e doutorando em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Autor de “Racismo Algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais” (Edições Sesc, 2022) e organizador do livro “Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olhares afrodiaspóricos” (LiteraRUA, 2020).
Mediadores:
Valdinei Freire: Professor doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades na Universidade de São Paulo (EACH – USP). Doutor em Engenharia Elétrica (2009) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, concentra suas pesquisas em Planejamento Probabilístico, Aprendizado por Reforço e Critérios para Tomada Decisão. Integra o grupo de pesquisadores do C4AI (Center for Artificial Intelligence), no qual também faz parte do Comitê de Inclusão e Diversidade, e o coletivo AqualtuneLab, que pauta a análise das inter-relações entre Direito, Tecnologia e Raça.
Laura Simões Camargo: Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), pesquisadora do Núcleo de Humanidades e membra do CID (Comitê de Inclusão e Diversidade) do Center for Artificial Intelligence (C4AI).