Ambiente será importante para fortalecer o desenvolvimento de projetos colaborativos entre os pesquisadores da cidade

Foto: Denise Casatti/ICMC-USP

Um ambiente voltado à inovação e à pesquisa de alto impacto. Esse é o objetivo do novo espaço do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP inaugurado na última semana, em São Carlos (SP), dentro do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), onde fica um dos polos do Centro. 

O evento de abertura oficial do mais novo local de trabalho contou com a participação de pesquisadores e diretores do Centro, cientistas de diversas unidades da USP, bem como de alunos de pós-graduação, que agora terão a oportunidade de desenvolver seus estudos de maneira mais confortável, colaborativa e integrada. 

“É um prazer estar aqui em São Carlos, que é um dos principais polos de inteligência artificial do Brasil, e muito bom poder participar da construção desse espaço, que vai beneficiar muitos estudantes e pesquisadores, além da pesquisa brasileira como um todo”, afirmou o diretor do C4AI, Fábio Cozman, que esteve presente na cerimônia. 

O ambiente foi financiado com recursos do próprio C4AI, por meio da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a IBM, e do projeto Synestech.AI, da Motorola. 

Foto: Denise Casatti/ICMC-USP

“Esse espaço é um testemunho da importância de São Carlos e, particularmente, do ICMC, no contexto da pesquisa em inteligência artificial no Brasil. Nossa ideia foi criar um espaço mais adequado e aberto para catalisar ainda mais o que já existe de bom, positivo e extremamente moderno por aqui”, celebra Claudio Pinhanez, vice-diretor do C4AI e pesquisador/representante da IBM. 

A inauguração do novo espaço foi seguida de um seminário sobre o panorama da Inteligência Artificial no Brasil, ministrado pelo professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, diretor do ICMC e renomado pesquisador da área de Inteligência Artificial. 

Na palestra, o docente abordou pontos históricos da implementação da área no país, os avanços conquistados ao longo do tempo, os principais Centros de Pesquisa em território nacional, aplicações, rankings, investimentos, desigualdade de gênero, entre outros tópicos relevantes ligados ao tema. 

O especialista concluiu o discurso salientando que, embora o Brasil possua talentos e algumas ações em IA, eles ainda são poucos e sem tanta abrangência, o que favorece a perda de competitividade e de mentes promissoras. A apresentação, que foi aberta ao público, integrou a série de Seminários Tech Hour e marcou o início das atividades do C4AI no semestre. 

“São Carlos representa hoje uma influência muito forte em Inteligência Artificial por conta de todos os pesquisadores que também fazem parte de programas de pós-graduação e que desenvolvem pesquisas nesta área há muito tempo. Trazer para São Carlos um polo do C4AI é muito importante para os nossos alunos e pesquisadores, representando avanço e um reconhecimento do C4AI à potência que é São Carlos em Inteligência Artificial”, comemora Solange Rezende, professora do ICMC e pesquisadora do Centro. 

Foto: Denise Casatti/ICMC-USP

Por fim, os presentes no evento participaram de uma confraternização no Espaço Loibel, no hall da Biblioteca Achille Bassi do ICMC. 

“O espaço inaugurado é muito importante no contexto atual, porque podemos reunir pesquisadores para ter uma maior integração. A gente sabe que só se constrói ciência, desenvolvimento e inovação trabalhando em grupo e em conjunto. Além disso, é preciso ter conhecimento sobre o tema, então nada melhor que ter o ICMC como sede desse espaço, uma Instituição que é uma dos pioneiras da Inteligência Artificial no Estado de São Paulo e no País”, finaliza Fernando Osório, professor do ICMC e coordenador de Difusão do C4AI. 

Estabelecido em 2020 por meio de um aporte da IBM e da FAPESP, o C4AI tem como sede principal o InovaUSP, em São Paulo, atuando em parceria com diversas instituições de renome, como ITA, PUC-SP e FEI. 

O centro reúne cerca de 250 pesquisadores, incluindo professores, pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação e graduação, que atuam em campos específicos, como agribusiness, clima, saúde e fortalecimento de línguas indígenas, gerando contribuições importantes no âmbito social e econômico. 

Veja as fotos do evento no álbum disponível no Flickr do C4AI: https://www.flickr.com/photos/195298871@N06/albums/72177720315367420/

Por Henrique Fontes, para o C4AI/USP

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =