C4AI

Centro de Inteligência Artificial

O Centro de Inteligência Artificial (Center for Artificial Intelligence – C4AI) tem o compromisso de desenvolver pesquisas no estado da arte em Inteligência Artificial (IA), explorando tanto aspectos básicos quanto aplicados nesta área. Com suporte da IBM e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o C4AI também desenvolve estudos sobre o impacto social e econômico da IA e conduz atividades de disseminação de conhecimento e transferência de tecnologia, procurando formas de melhorar a qualidade de vida humana e incrementar diversidade e inclusão.

O C4AI foi estabelecido em 2020 por meio de significativo aporte da IBM e FAPESP. A instituição sede é a Universidade de São Paulo (USP), operando em parceria com as instituições associadas ITA, PUC-SP e FEI. A USP dá suporte a pessoal e espaço para o C4AI de forma a corresponder aos aportes feitos.

O C4AI considera que o próximo nível de desempenho em IA só poderá ser alcançado enfatizando a combinação de aprendizado de máquina, tomada de decisão, representação de conhecimento e raciocínio, e incrementando a colaboração entre essas áreas e suas aplicações. A conexão entre as tópicos básicos de pesquisa e áreas de aplicação de IA funciona nos dois sentidos: os tópicos básicos permitem a abordagem de problemas de grande escala nas áreas de aplicação selecionadas, e por outro lado são alimentados pelos desafios de escala nessas áreas de aplicação.

O C4AI é parte da IBM’s AI Horizons Network (AIHN), rede de centros de pesquisa criada em 2016 para promover colaboração entre universidades líderes ao redor do mundo, com o objetivo de acelerar a pesquisa e a aplicação de IA.

O C4AI é parte do Programa de Centros de Pesquisa em Engenharia da FAPESP em que financiamento de longo prazo é direcionado para temas amplos e essenciais.

Localização

O C4AI é sediado no InovaUSP, um espaço para inovação e pesquisa multidisciplinar, localizado no coração do campus Butantã da USP. Um segundo espaço é situado no ICMC em São Carlos.

Além disso, o C4AI possui uma equipe de Difusão que visa a disseminação de tecnologia e educação da IA ​​na sociedade. Além disso, o C4AI possui uma equipe de Impacto com o objetivo de fomentar o uso de IA nas empresas e o crescimento e criação de provedores de tecnologia de IA no Brasil.

Missão

Produzir pesquisa avançada em Inteligência Artificial no Brasil, disseminando e debatendo os principais resultados, treinando estudantes e profissionais, e transferindo a tecnologia para a sociedade.

Visão

Ser um centro de excelência de nível mundial em Inteligência Artificial e uma organização essencial para a comunidade científica e a sociedade no Brasil.

Liderança

O C4AI é coordenado por seu Comitê Executivo sob supervisão de seu Comitê de Direção e um Comitê de Estratégia. O C4AI é aconselhado por três comitês: o Comitê de Indústria e Sociedade (CIS), o Comitê de Diversidade e Inclusão (CID), e o Comitê Consultivo Internacional (CCI).

Diretor
Fabio Cozman, USP

Engenheiro (Escola Politécnica – USP) e Doutor (School of Computer Science, Carnegie Mellon University, EUA). Professor Titular da Escola Politécnica – USP.

Vice Diretor
Claudio Pinhanez, IBM

Obteve seu PhD. em 1999 no MIT Media Laboratory. Claudio é o atual gerente do grupo de Pesquisa de Inteligência Conversacional no laboratório da IBM Brazil.

Coordenador de Divulgação
Fernando Osório, USP

PhD. em Ciência da Computação (Sistemas de IA Neuro-Simbólicos Híbridos) pelo Institut National Polytechique de Grenoble – INPG/IMAG, França (1998). Professor e Pesquisador do Instituto ICMC (Departamento de Computação) na USP – Universidade de São Paulo / Campus São Carlos.

Coordenador de Impacto
Glauco Arbix, USP (de licença)

Doutor em Sociologia pela USP, com pós-doutorado no MIT (2010), Columbia University (2009) e University of California at Berkeley (2008). Professor Titular da USP e ex-presidente da FINEP (2011-2015) e IPEA (2003-2006).

Coordenador de Impacto
João Paulo Veiga, USP (atuação)

Bacharel em Administração (FGV – SP,1983) e Ciências Sociais (USP, 1987), Mestre em Ciências Políticas pela USP (1994) e PhD. em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor assistente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH – USP).

Coordenador de Infraestrutura
Alexandre Delbem, USP

Professor Titular do Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e Pesquisador Assistente em Produtividade 1C do CNPq. Bacharel, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela USP.

Gerente Executivo
Jairo Carlos Filho, USP

Formando em Engenharia Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), com MBA em Engenharia da Qualidade pela Escola Politécnica da USP (EP-USP) e em Gestão Pública pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP).

Gerente de Difusão
Maurício Klein, USP

Bacharel em Design Arquitetônico e Urbanístico (1999) e Mestre em Engenharia de Segurança do Trabalho (2006). Analista de Comunicação, Designer Digital e Gerente de Mídia da USP desde 2006.

Assistente Administrativo
Eliana Futenma, FUSP

Técnica em secretariado pela ETEC e graduada em administração pela ESAN/FEI.

Comitê Executivo

  • Diretor: Fabio Cozman, USP
  • Vice-Diretor: Claudio Pinhanez, IBM
  • Coordenador de Difusão: Fernando Osório, USP
  • Coordenador de Impacto: Glauco Arbix, USP

Comitê de Direção

  • Lisa Amini, IBM
  • Bruno Flach, IBM
  • USP
  • USP

Comitê de Estratégia

  • Dario Gil, Director of IBM Research
  • USP, Provost of Research

Comitê de Indústria e Sociedade

Comitê de Indústria e Sociedade é um órgão de aconselhamento da direção do C4AI, visando uma melhor aproximação entre os pesquisadores do centro e lideranças empresariais, privadas e públicas, e a facilitação do processo de transferência de tecnologia do centro para o mercado e a sociedade.

O Comitê Consultivo Internacional

O Comitê Consultivo Internacional, composto por um conjunto de pesquisadores internacionalmente reconhecidos, aconselha o Centro sobre sua operação, direcionando-o na direção de novas oportunidades de pesquisa, com o objetivo de aumentar sua competitividade internacional.

Difusão

Educação, Disseminação, e Inclusão

O C4AI promove uma série de atividades de difusão científica e divulgação de conhecimento, organizando e apoiando reuniões e eventos científicos, e promovendo a divulgação de conhecimento de IA entre pesquisadores e a sociedade em geral. As atividades também incluem o trabalho com imprensa e mídia, jornalistas científicos e com o público em geral através das mídias sociais.

Coordenadores:

Fernando Osório, USP

Claudio Pinhanez, IBM

Diversidade e Inclusão

O C4AI também é ativo no apoio a atividades de diversidade e inclusão in IA para comunidades sub- representadas, e em especial com atividades para garotas, pesquisadoras em início de carreira, estudantes e professores afrodescendentes e grupos similares, objetivando maior diversidade e inclusão nos profissionais presentes e futuros de IA.

Coordenadores:

Valdinei Freire da Silva, USP

Renata Wassermann, USP

Impacto

Inovação, Parcerias, e Spin-offs

Trabalhando com universidades, empresas, governo, startups e outras organizações para efetivamente empregar tecnologia de IA na promoção de impacto econômico e social.

Coordenadores:

Glauco Arbix, USP

Claudio Pinhanez, IBM

O C4AI trabalha ativamente com o ecossistema de pesquisa e indústria para o emprego da tecnologia por ele desenvolvida na promoção de impacto econômico e social.

O C4AI está estabelecendo parcerias de colaboração com outras universidades e centros de pesquisa no Brasil e no mundo, para integrar e diversificar a disponibilidade de tecnologia e ferramentas de IA.

O C4AI objetiva auxiliar na coleta, estruturação, e organização de dados e códigos abertos relacionados a IA no contexto da comunidade científica e tecnológica brasileira.

Trabalhando com parceiros, a meta é dar suporte à criação de repositórios de bases de dados de treinamentos, código aberto de ferramentas, e bases de conhecimento para promover pesquisa (básica e aplicada) e desenvolvimento econômico baseado em IA.

O C4AI almeja trabalhar com empresas, com o ecossistema de startups, e com governos para promover aplicações de IA em negócios e o empoderamento e criação de provedores de tecnologia de IA no Brasil de forma sustentável. O centro planeja tornar-se um participante ativo nas discussões relacionadas a políticas públicas de IA e roadmaps estratégicos de research e adoção de IA no Brasil.

Assista o vídeo do Workshop!

Endereço

Centro de Inteligência Artificial – C4AI

Inova-USP Building – USP – Universidade de São Paulo – Campus Butantã

Av. Profº Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã – São Paulo – SP

CEP: 05508-020

Telefone

+55 11 2648-1695

Contato