Evento de comemoração do aniversário do C4AI  foi realizado no dia 19 de outubro de 2022, em São Paulo

Já são mais de 100 bolsas de estudos concedidas e R$ 5,4 milhões investidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de soluções que poderão melhorar a vida da população. Esses são alguns dos números mais recentes do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP, que completou dois anos de atividades neste mês de outubro. Em comemoração à data, na última quarta-feira (19) foi realizada uma cerimônia que contou com a participação de diversas autoridades e marcou o lançamento oficial de um programa que irá estimular a diversidade entre futuros profissionais da área de Inteligência Artificial no Brasil, o PID, que oferece bolsas de iniciação científica para estudantes de grupos sub-representados. 

Durante o evento, que ocorreu na sede do InovaUSP, em São Paulo, o diretor do C4AI, professor Fabio Cozman, apresentou o Centro ao público presente, comentou sobre os números alcançados e reforçou os avanços conquistados no período. “Um dos destaques que é motivo de muita satisfação é que somos um Centro que busca desenvolver pesquisas com projeção internacional, mas que também quer disseminá-las e debater seus resultados, isso é fundamental dentro de tudo o que nos propusemos a ser. Temos publicado centenas de artigos com apoio direto do C4AI, e temos realizado seminários internacionais com pesquisadores de ponta da área de IA, além de mesas redondas sobre temas relevantes para a sociedade brasileira”, afirmou. 

O C4AI, que é um projeto financiado pela IBM em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tem desenvolvido importantes projetos ao longo de seus dois primeiros dois anos. Alguns exemplos são os estudos voltados para aprimorar o processamento automático da língua portuguesa com o uso da IA, a previsão de condições oceânicas em áreas portuárias, garantir a segurança alimentar, aperfeiçoar o diagnóstico e reabilitação de pessoas que sofreram AVC, além da promoção de diversos debates sobre assuntos ligados à Inteligência Artificial no País, como o Marco Regulatório que está sendo discutido em Brasília. No canal do Centro no Youtube já são 35 vídeos disponíveis sobre os mais variados temas, com alcance superior a 23 mil visualizações. 

“A IBM Research no Brasil tem uma missão que busca, por um lado, trabalhar com ciência básica na pesquisa científica de laboratório e que, por outro, visa traduzir toda essa produção em termos de tecnologia para nossos próprios clientes. Isso faz parte do nosso DNA, mas entendemos que não poderíamos realizar esse trabalho sozinhos, então o C4AI é a forma mais interessante de fazermos isso acontecer na América Latina. Agradeço muito por essa parceria”, disse na cerimônia Bruno Flach, Diretor do Laboratório da IBM Research no Brasil. 

O maior centro de pesquisa acadêmico em Inteligência Artificial da América Latina, o C4AI possui atualmente 139 cientistas, entre principais, associados e bolsistas. O Magnífico Reitor da USP, professor Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, parabenizou o C4AI pelo trabalho que vem sendo realizado e exaltou a importância de reunir pesquisadores de diferentes áreas: “Eu vejo que o C4AI está muito alinhado com o que estamos fazendo em nossa gestão. A formação de grandes centros de pesquisa nas universidades alavanca todos os cientistas, pois até quem não participa diretamente acaba beneficiado. A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação está trabalhando para estimular a formação de grupos de pesquisadores de diferentes áreas para sermos ainda mais competitivos nos editais, assim como foi feito aqui no Centro de Inteligência Artificial. Precisamos pensar de forma cada vez maior e focar na melhora da qualidade de vida da sociedade. Parabéns para as empresas que estão juntas nessa proposta de inovação”, disse. 

Com quatro sedes físicas – São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba -, o C4AI também está ampliando sua infraestrutura para a realização de pesquisas. Um exemplo é a recente aquisição de um supercomputador para Aprendizado de Máquina, o NVIDIA DGX A100, capaz de realizar quatrilhões de cálculos por segundo. A tecnologia está instalada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

Também estiveram presentes na cerimônia de comemoração: pela USP, o professor Raul Gonzalez Lima – Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Inovação; a professora Ana Lucia Duarte Lanna  – Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento; o professor Marcelo Zuffo – Diretor do InovaUSP; a professora Renata Wassermann, do Instituto de Matemática e Estatística (IME); e o professor Fernando Osório, docente do ICMC e diretor de difusão do C4AI. Pela IBM, participou também Claudio Pinhanez, que é vice-diretor do C4AI, e pela Fapesp, o Dr. Roberto Marcondes César Jr. 

O vídeo da cerimônia de comemoração dos dois anos de atividade do Centro de Inteligência Artificial da USP, com a apresentação do Centro, está disponível no canal do Youtube do C4AI: https://www.youtube.com/watch?v=phUWTycvj8E 

Veja também o álbum com as fotos do evento no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/195298871@N06/albums/72177720303125255 


Siga o C4AI nas redes sociais! 

Facebook: https://www.facebook.com/groups/C4AI.USP/

Instagram: https://www.instagram.com/c4aiusp/

Youtube: https://www.youtube.com/c/C4AIUSP

Linkedin: https://www.linkedin.com/groups/8980226/

 

Por Assessoria de Comunicação do C4AI/USP
Fotos: Marcos Santos/USP

Tags:

Comments are closed