Impacto Inovação, Parcerias, e Spin-offs

Trabalhando com universidades, empresas, governo, startups e outras organizações para efetivamente empregar tecnologia de IA na promoção de impacto econômico e social.

Coordenadores: Glauco Arbix and Claudio Pinhanez

O C4AI trabalha ativamente com o ecossistema de pesquisa e indústria para o emprego da tecnologia por ele desenvolvida na promoção de impacto econômico e social.

O C4AI está estabelecendo parcerias de colaboração com outras universidades e centros de pesquisa no Brasil e no mundo, para integrar e diversificar a disponibilidade de tecnologia e ferramentas de IA.

O C4AI objetiva auxiliar na coleta, estruturação, e organização de dados e códigos abertos relacionados a IA no contexto da comunidade científica e tecnológica brasileira. Trabalhando com parceiros, a meta é dar suporte à criação de repositórios de bases de dados de treinamentos, código aberto de ferramentas, e bases de conhecimento para promover pesquisa (básica e aplicada) e desenvolvimento econômico baseado em IA.

O C4AI almeja trabalhar com empresas, com o ecossistema de startups, e com governos para promover aplicações de IA em negócios e o empoderamento e criação de provedores de tecnologia de IA no Brasil de forma sustentável. O centro planeja tornar-se um participante ativo nas discussões relacionadas a políticas públicas de IA e roadmaps estratégicos de research e adoção de IA no Brasil.

O centro está trabalhando nas seguintes atividades:

  • Estruturação das parcerias com o ITA, FEI e PUC, os quais estiveram envolvidos com o C4AI desde a proposta de sua criação.
  • Exploração de estruturas de licenciamento, comuns e justas, para dados e código de forma a escolher as mais apropriadas para o contexto de suas atividades.
  • Elaboração de formas simples de parceria com empresas e universidades.
  • Planejamento do contato com o ecossistema de startups da Universidade de São Paulo como um primeiro passo para definir programas e iniciativas.